yabatur

yabatur

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SALMO 91 reestreia em Salvador da Bahia no dia 18.05.2012 na Sala do Coro!


Dirigida por Djalma Thürler, essa é a segunda montagem brasileira do texto de Dib Carneiro Neto que estréia em Salvador em 08.03.
No ano do vigésimo aniversário do massacre Complexo do Carandiru, reestréia no dia 18.05.2012, em Salvador, apeça Salmo 91. Dirigida por Djalma Thürler, essa será a segunda montagem brasileira do texto, que venceu o Prêmio Shell em 2008. A temporada acontece de quinta a domingo, no Teatro Molière, sempre às 20h. O elenco conta com Lucio Tranchesi Rubio, Fábio Vidal, Duda Woyda, Rafael Medrado e Lucas Lacerda.
Com texto de Dib Carneiro Neto baseado no romance de Dráuzio Varela Estação Carandiru, a peça conta as histórias de dez presos do pavilhão nove, onde oficialmente 111 foram assassinados, naquela que é conhecida como a maior chacina do sistema penitenciário brasileiro. Crime, vaidade, medo, desejo e violência brotam das grades, desenhando um emaranhado vivo da vida no cárcere.
A delícia do crime – Estruturado em dez monólogos, o texto explora a visão pessoal dos presos sobre vida e crime. Mas as histórias não são isoladas; elas se comunicam entre si, com o personagem Dadá atravessando as falas dos companheiros, como narrador destes contos da vida real. “Quero mostrar que estes presos não são coitados, mas também têm prazer pela marginalidade” diz Thürler, para quem o grande trunfo do texto é dar voz ao subalterno. “Salmo 91 dá voz a bandidos inescrupulosos, matadores impiedosos e criminosos revoltantes.” completa.
A peça faz parte da trilogia sobre o cárcere, inaugurada com O melhor do homem, em 2010. Além das questões que envolvem o controle carcerário, Salmo 91 também trabalha com a produção de masculinidade. “É um universo muito masculino, mas também extremamente lírico. Se retirados do contexto penitenciário, seriam dramas sobre a crise da masculinidade tingidos de uma urgência trágica”, conta o diretor.
De 18 a 27 de maio (de sexta a domingo), às 20 horas, na Sala do Coro do TCA.

Data: 18/05/2012 a 27/05/2012

Horário: 20:00

Ingressos em domicílio: R$ 20,00 (inteira)*

*Valores sujeitos a conveniência e taxa de entrega de acordo com a localidade.